18 de maio de 2011

Dose diária de castração


Pela minha experiência até aqui, acredito que o mais difícil em nosso percurso como humanos é nos responsabilizarmos por nossos desejos e escolhas. Único animal neste planeta que não tem a segurança dos instintos, padecemos da angustia diária de termos que nos deparar com a escolha. Com o livre arbítrio como diriam algumas religiões. Com a castração, como nomina a psicanálise.
Todos os dias, se já tivermos um percurso iniciado no auto-conhecimento, temos que saber que nada temos de instinto. Para nós humanos as ações que são naturais com os outros animais são permeadas de linguagem para gente. Comer não é tão simples, lembremos de todos os transtornos alimentares. Beber não é tão simples, vejamos as adições. Amamentar, o parto, o cuidado do bebê são ações em que, não raramente, o sintoma encontra um lugar privilegiado para se instalar.
Ou seja, tudo em nós precisa de um sentido. Ou melhor, precisa que lhe demos sentido. Assim, mesmo que com imensa dificuldade, temos que tomar diariamente nossa dose de castração e saber que não podemos ser, nem ter, tudo, mas que o pouco que somos e temos são nossas escolhas. 

Nenhum comentário: